Olimpíada Roraimense de Química - 2018

Art. 1º.  A Olimpíada Roraimense de Química (ORRQ), evento integrante do Programa Nacional de Olimpíadas de Química, tem como principais objetivos: revelar jovens estudantes com talento e aptidões para o estudo da Química; ampliar o campo de visão vocacional de nossos jovens estudantes; estimular o estudo, o ensino e a pesquisa no campo da Química; integrar professores e estudantes, através do estudo da Química.

Art. 2º.  A ORRQ destina-se a alunos do ensino médio de escolas federais, estaduais e particulares do Estado de Roraima que não tenham 19 anos de idade em 18 de agosto do ano em que se realiza a Fase II da Olimpíada.

Art. 3º.  A ORRQ será realizada anualmente em três modalidades, de acordo com a escolaridade do aluno:

Parágrafo 1º. - Modalidade EM1- para alunos devidamente matriculados na 1ª série do Ensino Médio e no Módulo 1 ou no Módulo 2 de Cursos Técnicos, quando da realização da prova da ORRQ.

Parágrafo 2º. - Modalidade EM2 - para alunos devidamente matriculados na 2ª série do Ensino Médio e no Módulo 3 ou no Módulo 4 de Cursos Técnicos, quando da realização da prova da ORRQ.

Parágrafo 3º. - Modalidade EM3 - para alunos devidamente matriculados na 3ª série do Ensino Médio e no Módulo 5 ou no Módulo 6 de Cursos Técnicos, quando da realização da prova da ORRQ.

Parágrafo 4º. - Para finalizar as inscrições dos alunos dos Cursos Técnicos será solicitado a informação referente ao Módulo que está cursando no ato da inscrição.

Art. 4º.  A ORRQ consta de duas fases classificatórias: Fase I e Fase II.

Parágrafo 1º. - A Fase I é realizada no âmbito de cada escola de ensino médio, com critérios de classificação e exames próprios, visando à escolha de, no máximo, 5 (cinco) alunos de cada modalidade para participar da Fase II por escola.

Parágrafo 2º. - A Fase II, com inscrição on line de no máximo 5 (cinco) alunos por modalidade de cada escola, será realizada mediante prova escrita, aplicada simultaneamente em todo o Estado de Roraima, cujos locais, data, horário, critérios e conteúdo são estabelecidos pela Coordenação Estadual da ORRQ. Não serão aceitas inscrições que não sejam on line. Mais de 5 inscrições por Modalidade por escola poderá provocar anulação dos já inscritos.

Parágrafo 3º. - Os exames da Fase II, os candidatos terão 10 (dez) questões de múltipla escolha, cada uma delas com 5 (cinco) opções, onde cada questão objetiva CORRETA serão atribuídos 7 pontos. Para cada questão objetiva ERRADA será descontado 3 pontos. As questões EM BRANCO não serão computadas.

Parágrafo 4º. - Os exames da Fase II também possuirão 2 (duas) questões Analítico-expositiva valendo cada questão 15 pontos, totalizando 100 pontos o total da prova. 

Parágrafo 5º. - Na Fase II é permitido o uso de calculadoras, inclusive, científicas. Porém, não é permitido o uso de calculadoras programáveis de qualquer tipo e o uso de demais equipamentos eletrônicos como smartphones, tablets e notebooks. Também não serão permitidas consultas aos colegas ou a outros materiais que não façam parte do exame. 

Parágrafo 6º. - Para a Fase II, no caso de alunos matriculados em Cursos Técnicos, será considerado o Módulo esteja cursando no semestre que será realizado o certame.

Art. 5º.  Os conteúdos serão os mesmos aprovados oficialmente pelo MEC como ementário da disciplina de Química para o Ensino Médio. Para os estudantes da Modalidade EM1 os exames englobam conteúdos do 1º semestre da primeira série, para os estudantes da Modalidade EM2 os exames englobam conteúdos do 1º semestre da segunda série, enquanto que para os estudantes da Modalidade EM3 os conteúdos são os das três séries.

Art. 6º.  Para realizar as inscrições dos estudantes, o professor da escola deverá, preliminarmente, preencher a ficha de cadastro eletrônico do professor, disponibilizada on-line na página da ORRQ.

Parágrafo 1. - O mesmo professor poderá ser responsável por uma ou mais escolas. Neste caso, o professor deverá preencher a ficha de cadastro eletrônico correspondente a cada uma das escolas que for responsável, utilizando senhas diferentes.

Parágrafo 2. – Uma mesma escola não poderá possuir dois professores responsáveis pelo cadastro.

Parágrafo 3. - Após o cadastramento da senha, o professor deverá verificar a liberação do seu credenciamento pela coordenação da ORRQ.

Parágrafo 4. - A inscrição dos estudantes que participarão da Fase II deve ser feita pelo professor da escola diretamente no site http://roraima.obquimica.org/, até o dia 30 de maio de 2018. O resultado final dos exames será divulgado a partir de 21 de setembro de 2017.

Parágrafo 5. - A inscrição dos estudantes na Fase II, só ocorrerá após a liberação do cadastro do professor pela coordenação da ORRQ.

Art. 7º.  A comprovação da escolaridade e demais dados cadastrais do estudante será de responsabilidade da escola e do professor/coordenador credenciado.

Parágrafo 1. - Informações inverídicas, a qualquer tempo constatadas, decorrentes de comprovada culpa do estudante, implicará na sua exclusão do certame, inclusive tornando sem efeito qualquer premiação que por ventura tenha recebido, além do seu impedimento na participação de outras etapas do Programa Nacional Olimpíadas de Química.

Parágrafo 2. - O professor poderá verificar seus respectivos estudantes inscritos durante todo o período de inscrição.

Art. . Os estudantes Portadores de Necessidades Especiais – PNE deverão comprovar sua condição no momento da inscrição, conforme inciso IV do artigo 39 do Decreto n° 3.298/1999, solicitando à respectiva coordenação estadual as condições especiais para a participação na prova, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data de sua aplicação, obedecendo aos critérios de viabilidade e de razoabilidade, cuja decisão será comunicada ao candidato em até cinco (5) dias úteis antes da aplicação da prova.

Art. 9º. Os estudantes guardadores de sábado, por convicção religiosa, deverão informá-lo à respectiva coordenação estadual com antecedência mínima de quinze (15) dias da data de aplicação do exame e apresentar-se até às 14:00 h (horário local) no local designado pela coordenação estadual, para que possam iniciar o exame somente a partir do sol poente, garantindo-lhes os direitos legais.

Art. 10º. - É obrigatório ao estudante levar um documento de identificação com foto (por exemplo, cédula de identidade, carteira de estudante, dentre outros) para acesso à sala de aplicação da prova.

Art. 11º. - As correções que se fizerem necessárias, deverão ser solicitadas à coordenação da ORRQ pelo professor via e-mail obqroraima@gmail.br

Parágrafo 1. - Após o encerramento das inscrições, serão divulgadas no site http://roraima.obquimica.org/, as listas com os nomes e documento de identidade dos candidatos juntamente com os respectivos locais de prova.

Art. 12º. - É de responsabilidade exclusiva do professor e do estudante acompanhar todas as publicações referentes ao certame disponibilizadas no site http://roraima.obquimica.org/.

Art. 13º. - A classificação final, geral e por ano, dos estudantes HABILITADOS será publicada na página da ORRQ, por ordem de classificação, constando os nomes dos estudantes, o número dos documentos de identidade e a respectiva classificação.

Parágrafo 1. - A classificação final do estudante em cada ano e a classificação geral será feita pela soma dos pontos obtidos na Parte I e na Parte II da prova.

Parágrafo 2. - O estudante com a maior pontuação na classificação geral será declarado campeão da ORRQ 2017.

Parágrafo 3. - Os 5 estudantes da Modalidade EM1 (1ª Série e Módulos 1 ou 2), 5 estudantes da Modalidade EM2 (2ª Série e Módulos 3 ou 4) e os 5 estudantes da Modalidade EM3 (3ª Série e Módulos 5 ou 6) mais bem classificados da Fase II receberão medalhas de ouro.

Parágrafo 4. - Os 5 estudantes seguintes da Modalidade EM1 (1ª Série e Módulos 1 ou 2), 5 estudantes seguintes da Modalidade EM2 (2ª Série e Módulos 3 ou 4) e os 5 estudantes seguintes da Modalidade EM3 (3ª Série e Módulos 5 ou 6), receberão medalhas de prata.

Parágrafo 5. - Os 5 estudantes seguintes da Modalidade EM1 (1ª Série e Módulos 1 ou 2), 5 estudantes seguintes da Modalidade EM2 (2ª Série e Módulos 3 ou 4) e os 5 estudantes seguintes da Modalidade EM3 (3ª Série e Módulos 5 ou 6), receberão medalhas de bronze.

Parágrafo 6. - As quantidades de medalhas podem ser aumentadas quando houver empate ou diferenças de pontuação menores que 1% entre os dois últimos agraciados.

Parágrafo 7. - Os demais alunos de cada ano com nota de valor superior a 50% da maior nota obtida na primeira, segunda e terceira série receberão certificados de Menção Honrosa.

Parágrafo 8. - Em caso de empate na pontuação entre dois ou mais alunos, o vencedor será aquele que tiver menor idade.

Art. 14º. - As inscrições na Olimpíada Norte/Nordeste (ONNeQ) e Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) de 2019 deve ser feita pelo Coordenador Estadual da Olimpíada e serão inscritos os 50 (cinquenta) estudantes melhores classificados da Fase II desta edição da ORRQ, sendo vinte e cinco para Modalidade A (1ª série, 2ª série, Módulo 1, Módulo 2, Módulo 3 e Módulo 4) e vinte e cinco para Modalidade B (3ª série, Módulo 5 e Módulo 6), considerando a série ou módulo que estejam cursando no semestre do respectivo certame.

Parágrafo 1. – Os alunos da 3ª série ou do Módulo 6 que participarem da ORRQ em 2018 não participarão da ONNeQ e OBQ em 2019.

Parágrafo 2. - Todos os estudantes deverão estar matriculados em 2019, alunos na 2ª série e 3ª série do Ensino Médio e nos Módulos 2, 3, 4, 5 e 6 dos Cursos Técnicos, quando da realização das provas da ONNeQ e OBQ.

Parágrafo 3. -A efetivação da inscrição nas ONNeQ e OBQ em 2019 dependerá da confirmação de participação do estudante no certame através das informações referente aos nomes e séries ou módulos de cada escola via e-mail obqroraima@gmail.br.

Parágrafo 4. - O professor/coordenador da escola deverá inscrever o estudante até a data previamente divulgada pela coordenação da ORRQ. Havendo desistência ou falta de confirmação, será convocado o estudante da respectiva modalidade, seguindo a ordem de classificação na Fase II da ORRQ 2018, até que seja completado o número total de vagas disponibilizadas para o Estado de Roraima.

Parágrafo 5. – As provas da ONNeQ e da OBQ serão aplicadas conforme horário oficial de Brasília.

Art. 15º. - O pedido de revisão do gabarito da prova 2ª fase da ORRQ deverá ser feito, exclusivamente, pelo professor/coordenador da instituição de ensino do aluno, em até 48 horas após a divulgação do gabarito da mesma. O pedido deverá ser realizado, pelo e-mail da ORRQ (obqroraima@gmail.br). O resultado da revisão será divulgado no site da ORRQ, em até 5 dias úteis após o encerramento do prazo de solicitação da revisão.

Art. 16º. - A logomarca do evento faz parte de seu patrimônio. A somente com a permissão escrita dos organizadores será possível utilizá-la para fins comerciais.

Art. 17º. - As inscrições na ORRQ são gratuitas.

Parágrafo 1. - A data de entrega das medalhas e dos certificados ocorrerá em solenidade previamente marcada e divulgada através do site da ORRQ.

Parágrafo 2 . - A Comissão Organizadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas neste Regulamento.

 

PROGRAMA ORRQ/OBQ:

 

Modalidade EM1:

Química Geral: 1. Propriedades Gerais da Matéria 1.1 Propriedades Específicas das Matérias 1.2 Estados Físicos da Matéria 1.3 Classificação de Substâncias: Simples ou Compostas; Monoatômicas ou Poliatômicas; Substâncias Puras ou Misturas 1.4 Classificação de Sistemas: Heterogêneos e Homogêneos 1.5 Classificação de Misturas quanto ao Número de Fases: Misturas Homogêneas e Misturas Heterogêneas 1.6 Métodos de Separação de Componentes de Misturas 1.7 Transformações Físicas e Químicas 1.8 Alotropia 2. Atomística 2.1 Modelos Atômicos: Atomismo Filosófico, Modelos de J. Dalton, J.J. Thomson, E. Rutherford, N. Bohr 2.2 Atomismo Clássico: Número de Massa, Número Atômico e Número de Nêutrons de um Átomo 2.3 Íons: Cátions e Ânions 2.4 Isotopia, Isobaria, Isotonia e Átomos Isoeletrônicos 2.5 Diagrama de L. Pauling e Distribuição Eletrônica 2.6 Números Quânticos 3. Tabela Periódica 3.1 Periodicidade Química: Determinação de Períodos e Famílias dos Elementos Químicos 3.2 Propriedades Periódicas 4. Estado de Oxidação 4.1 Cálculos e Regras para a Determinação do Número de Oxidação dos Átomos 4.2 Oxirredução 5. Ligações Químicas: Iônica, Covalente e Metálica 5.1 Regra do Octeto 5.2 Ligação Covalente: Interpretação de Orbitais, Geometria Molecular, Polaridade e Forças Intermoleculares.

 

Modalidade EM2:

Soluções 1.1 Cálculos de concentrações das soluções 1.2 Diluição de Soluções 1.3 Misturas de Soluções 1.4 Análise Volumétrica: Titulação Ácido-Base 1.5 Propriedades Coligativas 2. Termoquímica 2.1 Variação de Entalpia e Classificação de Reações Termoquímicas: exotérmicas e endotérmicas 2.2 Gráficos de Reações Termoquímicas 2.3 Energia de ligação 2.4 Lei de Hess.

 

Modalidade EM3:

1.Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.

2. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos.

3. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas.

4. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas.

5. Tabela periódica: histórico e propriedades.

6. Ligações químicas. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.

7. Forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.

8. Funções inorgânicas.

9. Reações químicas e leis ponderais. Cálculos estequiométricos. Balanceamento.

10. Lei dos gases ideais. Misturas gasosas: pressão parcial e volume molar.

11. Soluções: classificação, propriedades e preparação. Diagramas de solubilidade. Unidades de concentração. Diluição e misturas. Titulometria.

12. Propriedades coligativas.

13. Termoquímica: entalpia, Lei de Hess, energia de ligação, entropia e energia livre.

14. Cinética química.

15. Equilíbrio químico de sistemas homogêneos e heterogêneos.

16. pH, pOH, solução tampão e hidrólise.

17. Radioatividade e química nuclear.

18. Ambiente, química verde e sustentabilidade.

19. Química no cotidiano.

20. Laboratório: noções de segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e purificação de substâncias.

21. Eletroquímica: células galvânicas e eletrolíticas. Equação de Nernst. Corrosão. Proteção anódica e catódica.

22. O átomo de carbono. Ligações do carbono. Fórmulas estruturais. Cadeias carbônicas.

23. Funções orgânicas: identificação, nomenclatura e representações estruturais.

24. Isomeria: constitucional, estereoisomeria (configuracional e conformacional).

25. Propriedades físicas das substâncias orgânicas. Correlação entre estrutura e propriedades.

26. Acidez e basicidade das substâncias orgânicas.

27. Reações orgânicas: substituição, adição, eliminação, oxidação, redução e polimerização.

28. Polímeros.

29. Biomoléculas.

30. Biocombustíveis.