Olimpíada Roraimense de Química - 2024

Publicado em 28 de março de 2024

Art. 1º.  A Olimpíada Roraimense de Química (ORRQ), evento integrante do Programa Nacional de Olimpíadas de Química, tem como principais objetivos: revelar jovens estudantes com talento e aptidões para o estudo da Química; ampliar o campo de visão vocacional de nossos jovens estudantes; estimular o estudo, o ensino e a pesquisa no campo da Química; integrar professores e estudantes, através do estudo da Química.

Art. 2º.  A ORRQ destina-se aos alunos do ensino médio de escolas federais, estaduais e particulares do Estado de Roraima que não tenham 19 anos de idade em 9 de outubro do ano em que se realiza a Fase II da Olimpíada.

Art. 3º.  A ORRQ consta de duas fases classificatórias: Fase I e Fase II.

Parágrafo 1º. - A Fase I será organizada pela Coordenação Nacional do Programa Nacional de Olimpíadas de Química. A Fase I terá inscrição on line com número ilimitado de estudantes por escolaridade e a prova será aplicada de maneira remota conforme calendário nacional, contendo três modalidades.

Parágrafo 2º. - A Fase II será organizada pela Coordenação Estadual de Olimpíadas de Química de Roraima. A Fase II serão selecionados, no máximo, 100 estudantes, por cada Modalidade a partir da Fase I, e mais 100 estudantes melhores colocados na Fase I da Olimpíada Brasileira de Química júnior (OBQjr), totalizando 400 estudantes, e a prova da Fase II da ORRQ será aplicada de maneira presencial conforme calendário, contendo quatro modalidades.

SEÇÃO 1: Olimpíada Roraimense de Química – Fase I (Seletiva Estadual)

Art. 4º.  As inscrições para a Fase I ocorrerão no período de 25 de março a 20 de maio de 2024 no endereço eletrônico (site) app.obquimica.org (https://app.obquimica.org/login), sendo realizadas pelos Representantes Escolares ou Professores Responsáveis das escolas particulares e/ou públicas do Estado de Roraima. As inscrições também podem ser realizadas em rr.inscricoes.obquimica.org.

Parágrafo 1. Os responsáveis pelos menores, que desejam inscrever o menor, podem realizar a inscrição direta no endereço (site) rr.inscrições.obquimica.org.

Parágrafo 2. As inscrições na Olimpíada Roraimense de Química – Fase I são gratuitas e ilimitadas.

Parágrafo 3. - Ao efetuar sua inscrição no evento, o estudante e seus responsáveis legais autorizam as organizações locais responsáveis pela Olimpíada Estadual de Química a, automaticamente e de forma irrevogável, irretratável e gratuita, utilizar-se da imagem e nome, para fins institucionais, de divulgação, mídia social e publicidade do evento, por todo e qualquer veículo, processo ou meio de comunicação e publicidade, existentes ou que venham a ser criados, incluindo, mas não se limitando, a mídia impressa, televisiva, digital e pela Internet.

Parágrafo 4. - Serão consideradas indeferidas as inscrições que não atendam ao determinado neste Edital.

Art. 5º.  A prova estará disponível on-line, das 08h do dia 07 de junho de 2024 até as 22h do dia 08 de junho de 2024. Além da possibilidade da prova on-line, em casos excepcionais, a escola poderá solicitar, com antecedência mínima de 15 dias, no próprio sistema de inscrição, o arquivo das provas em PDF, para ser impressa por conta da instituição de ensino. Nessa situação, a escola também se responsabilizará pelo envio das folhas de respostas digitalizadas.

Parágrafo Único. As provas realizadas de forma impressa deverão ter as folhas de respostas digitalizadas até o dia 14 de junho de 2024, por aplicativo específico a ser disponibilizado após a sua aplicação. As folhas de respostas não enviadas até esta data não serão corrigidas.

Art. 6º.  A prova constará de 30 questões de múltipla escolha, de níveis de dificuldade diferentes, totalizando 100 pontos.

Art. 7º.   O direito de recorrer, sobre alguma questão da prova, exercer-se-á até 24 (vinte e quatro) horas contadas a partir da divulgação do gabarito oficial no endereço eletrônico http://roraima.obquimica.org/, através do envio para o e-mail disponibilizado pela Coordenação Estadual. A Coordenação Local terá até 5 dias úteis para analisar os recursos e divulgar o parecer.

Art. 8º. O resultado da Fase I será divulgado em endereço eletrônico http://roraima.obquimica.org/.

Art. 9º. Apenas serão divulgados os nomes dos estudantes que obtiverem notas (escores) com 50 (cinquenta) pontos acima.

Art. 7º.  A comprovação da escolaridade e demais dados cadastrais do estudante será de responsabilidade da escola e do professor/coordenador credenciado.

Art. 10º. Informações inverídicas, a qualquer tempo constatadas, decorrentes de comprovada culpa do estudante, implicará na sua exclusão do certame, inclusive tornando sem efeito qualquer premiação que por ventura tenha recebido, além do seu impedimento na participação de outras etapas do Programa Nacional Olimpíadas de Química.

SEÇÃO 2: Olimpíada Roraimense de Química – Fase II

Art. 11º. A fase II da ORRQ será realizada em quatro modalidades, de acordo com a escolaridade do aluno:

Parágrafo 1º. - Modalidade EF9 - para alunos devidamente matriculados no 9º série do Ensino Fundamental.

Parágrafo 2º. - Modalidade EM1- para alunos devidamente matriculados na 1ª série do Ensino Médio e no Módulo 1 ou no Módulo 2 de Cursos Técnicos, quando da realização da prova da ORRQ.

Parágrafo 3º. - Modalidade EM2 - para alunos devidamente matriculados na 2ª série do Ensino Médio e no Módulo 3 ou no Módulo 4 de Cursos Técnicos, quando da realização da prova da ORRQ.

Parágrafo 4º. - Modalidade EM3 - para alunos devidamente matriculados na 3ª série do Ensino Médio e no Módulo 5 ou no Módulo 6 de Cursos Técnicos, quando da realização da prova da ORRQ.

Art. 12º. A inscrição dos estudantes que participam Olimpíada Roraimense de Química (Fase II) será realizada pela Coordenação Estadual de Roraima com base na ordem de classificação do resultado final da Olimpíada Roraimense de Química (Fase I) e do resultado final da Olimpíada Brasileira de Química júnior (Fase I).

Parágrafo 1º. – Deverão ser inscritos, no máximo, 100 estudantes para cada Modalidade da Fase II, totalizando 400 estudantes.

Parágrafo 2º. – Não serão aceitas inscrições de estudantes que não participaram da Fase I.

Parágrafo 3º. – As inscrições da Olimpíada Roraimense de Química (Fase II) são gratuitas.

Art. 13º. A Olimpíada Roraimense de Química (Fase II) será realizada mediante prova escrita, aplicada simultaneamente em todo o Estado de Roraima, cujos locais, data, horário, critérios e conteúdo são estabelecidos pela Coordenação Estadual.

Parágrafo 1º. - Os exames da Fase II terão 12 (doze) questões de múltipla escolha, cada uma delas com 5 (cinco) opções, para cada questão objetiva CORRETA serão atribuídos 6 (pontos) pontos. Para cada questão objetiva ERRADA será descontado 2 (dois) pontos. As questões EM BRANCO serão atribuído 0 (zero).

Parágrafo 2º. - Os exames da Fase II também possuirão 2 (duas) questões Analítico-expositivas cada uma contendo 3 (três) itens. Cada questão vale 14 pontos, sendo distribuídos nos três itens considerando o nível de dificuldade, totalizando 100 pontos o total da prova. 

Parágrafo 3º. - Na Fase II é permitido o uso de calculadoras, inclusive, científicas. Porém, não é permitido o uso de calculadoras programáveis de qualquer tipo e o uso de demais equipamentos eletrônicos como smartphones, tablets e notebooks. Também não serão permitidas consultas aos colegas ou a outros materiais que não façam parte do exame.

Parágrafo 4º. - Para a Fase II, no caso de alunos matriculados em Cursos Técnicos, será considerado o Módulo que estejam cursando no semestre que será realizado o certame.

Art. 14º.  Os conteúdos da Fase II serão os mesmos aprovados oficialmente pelo MEC como ementário da disciplina de Química para o Ensino Médio. Para os estudantes da Modalidade EM1 os exames englobam conteúdos da primeira série, para os estudantes da Modalidade EM2 os exames englobam conteúdos da segunda série, enquanto que para os estudantes da Modalidade EM3 os conteúdos são os das três séries.

Art. 15º. Os estudantes Portadores de Necessidades Especiais – PNE deverão comprovar sua condição no momento da inscrição, conforme inciso IV do artigo 39 do Decreto n° 3.298/1999, solicitando à respectiva coordenação estadual as condições especiais para a participação na prova, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data de sua aplicação, obedecendo aos critérios de viabilidade e de razoabilidade, cuja decisão será comunicada ao candidato em até cinco (5) dias úteis antes da aplicação da prova.

Art. 16º. - É obrigatório ao estudante levar um documento de identificação com foto (por exemplo, cédula de identidade, carteira de estudante, dentre outros) para acesso à sala de aplicação da prova.

Art. 17º. - As correções que se fizerem necessárias, deverão ser solicitadas à coordenação da ORRQ via e-mail obqroraima@gmail.com

Art. 18º. – As provas da Fase II para os estudantes que estudam na cidade de Boa Vista  serão aplicadas na UFRR e serão divulgados os polos de aplicação de provas para os alunos das outras regiões.

Parágrafo 1. - A prova da Olimpíada Roraimense de Química (Fase II) será realizada no dia 4 de outubro de 2023, sexta-feira, das 14 às 17 horas.

Parágrafo 2. – É vedada a substituição de aluno ausente por outro aluno que não esteja listado na folha de assinatura fornecida pela coordenação da ORRQ.

Art. 19º. - É de responsabilidade exclusiva do professor e do estudante acompanhar todas as publicações referentes ao certame disponibilizadas no site http://roraima.obquimica.org/.

Art. 20º. - A classificação final, geral e por ano, dos estudantes HABILITADOS será publicada na página da ORRQ, por ordem de classificação, constando os nomes dos estudantes, escola e a respectiva classificação.

Parágrafo 1. - A classificação final do estudante em cada ano será obtida pela soma dos pontos obtidos na Parte I e na Parte II da prova da Fase II.

Parágrafo 2. - O estudante com a maior pontuação na classificação geral será declarado campeão da ORRQ 2023.

Parágrafo 3. - Os 5 estudantes do 9º ano do ensino médio, os 5 estudantes da 1ª Série ou Módulos 1 ou 2, os 5 estudantes da 2ª Série ou Módulos 3 ou 4, e os 5 estudantes da 3ª Série ou Módulos 5 ou 6, mais bem classificados da Fase II receberão medalhas de ouro.

Parágrafo 4. - Os 5 estudantes do 9º ano do ensino médio, os 5 estudantes da 1ª Série ou Módulos 1 ou 2, os 5 estudantes da 2ª Série ou Módulos 3 ou 4, e os 5 estudantes da 3ª Série ou Módulos 5 ou 6, mais bem classificados da Fase II receberão medalhas de prata.

Parágrafo 5. - Os 5 estudantes do 9º ano do ensino médio, os 5 estudantes da 1ª Série ou Módulos 1 ou 2, os 5 estudantes da 2ª Série ou Módulos 3 ou 4, e os 5 estudantes da 3ª Série ou Módulos 5 ou 6, mais bem classificados da Fase II receberão medalhas de bronze.

Parágrafo 6. - Haverá premiação específica para as estudantes do sexo feminino que obtiverem as melhores classificações em cada Modalidade.

Parágrafo 7. - Haverá premiação específica para estudantes provenientes de escolas públicas indígenas que obtiverem as melhores classificações em cada Modalidade.

Parágrafo 8. - As quantidades de medalhas podem ser aumentadas quando houver empate ou diferenças de pontuação menores que 1% entre os dois últimos agraciados.

Parágrafo 9. - Os demais alunos de cada ano com nota de valor superior a 50% da maior nota obtida nos diferentes modalidades receberão certificados de Menção Honrosa.

Parágrafo 10. - Em caso de empate na pontuação entre dois ou mais alunos, o vencedor será aquele que tiver menor idade.

Art. 21º. - O pedido de revisão do gabarito da prova Fase II da ORRQ deverá ser feito, exclusivamente, pelo professor/coordenador da instituição de ensino do aluno, em até 48 horas após a divulgação do gabarito da mesma. O pedido deverá ser realizado, pelo e-mail da ORRQ (obqroraima@gmail.com). O resultado da revisão será divulgado no site da ORRQ, em até 5 dias úteis após o encerramento do prazo de solicitação da revisão.

Art. 22º. - As inscrições na Olimpíada Norte/Nordeste (ONNeQ) e Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) de 2025 deve ser feita pelo Coordenador Estadual da Olimpíada considerando os classificados na ORRQ 2024.

Parágrafo 1. – Os alunos da 3ª Série ou Módulos 5 ou 6 que participarem da ORRQ em 2024 não participarão da ONNeQ e OBQ em 2025.

Parágrafo 2. – Para a ONNeQ em 2025 serão selecionados até 50 (cinquenta) estudantes melhores classificados da Fase II desta edição da ORRQ entre alunos que estejam cursando 2ª Série e Módulos 3 ou 4 e 3ª Série ou Módulos 5 ou 6 no semestre do respectivo certame, a critério da coordenação estadual, sendo todos serão submetidos a uma mesma prova.

Parágrafo 3. – Para a OBQ em 2025 serão selecionados até 120 (cento e vinte) estudantes melhores classificados da Fase II desta edição da ORRQ:

- Até 70 (setenta) estudantes que estejam cursando 1ª Série ou Módulos 1 e 2 e 2ª Série ou Módulos 3 e 4 em agosto de 2025.

- Até 50 (cinquenta) estudantes que estejam cursando 3ª série ou Módulo 5 e Módulo 6 em agosto de 2025.

Parágrafo 4. - Todos os estudantes deverão estar matriculados nas respectivas séries ou módulos em 2025 quando da realização das provas da ONNeQ e OBQ.

Parágrafo 5. - A efetivação da inscrição nas ONNeQ e OBQ em 2025 dependerá da confirmação de participação do estudante no certame através das informações referentes aos nomes e séries ou módulos de cada escola via e-mail obqroraima@gmail.com.

Parágrafo 6. - O professor/coordenador da escola deverá confirmar o estudante até a data previamente divulgada pela coordenação da ORRQ. Havendo desistência ou falta de confirmação, será convocado o estudante da respectiva modalidade, seguindo a ordem de classificação na Fase II da ORRQ 2024, até que seja completado o número total de vagas disponibilizadas e estipuladas pela Coordenação Estadual.

Parágrafo 7. – As provas da ONNeQ e da OBQ serão aplicadas conforme horário oficial de Brasília.

Art. 23º. - A logomarca do evento faz parte de seu patrimônio. A somente com a permissão escrita dos organizadores será possível utilizá-la para fins comerciais.

Art. 24º. - A data de entrega das medalhas e dos certificados ocorrerá em solenidade previamente marcada e divulgada através do site da ORRQ.

Art. 25º. - A Comissão Organizadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas neste Regulamento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (ORRQ Fase 1)

Modalidade EM1

1. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.

2. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos. Mudanças de fase de agregação da matéria.

3. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas: átomos isótopos e espécies isoeletrônicas.

4. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas por níveis, subníveis e orbitais.

5. Tabela periódica: histórico, características gerais e propriedades.

6. Estudo das ligações químicas. Número de oxidação. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.

7. Estudo das diferentes forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.

8. Estudo das funções inorgânicas (óxido, sal, ácido e base).

Modalidade EM2

1. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.

2. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos. Mudanças de fase de agregação da matéria.

3. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas: átomos isótopos e espécies isoeletrônicas.

4. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas por níveis, subníveis e orbitais.

5. Tabela periódica: histórico, características gerais e propriedades.

6. Estudo das ligações químicas. Número de oxidação. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.

7. Estudo das diferentes forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.

8. Estudo das funções inorgânicas (óxido, sal, ácido e base).

9. Soluções: classificação das soluções, propriedades e preparo. Coeficiente e diagramas de solubilidade. Diferentes unidades de concentração. Diluição e misturas de soluções. Titulometria.

12. Propriedades coligativas: solução ideal, diagrama de fases, pressão máxima de vapor, tonometria, ebuliometria, criometria, osmometria e fator de van't Hoff.

13. Termoquímica: estudo da quantidade de calor em processos químicos. Definição e propriedades da entalpia. Estado padrão. Determinação teórica da variação de entalpia: calores de formação, Lei de Hess e energia de ligação.

14. Termodinâmica química: estudo da variação de entropia e da variação da energia livre de Gibbs.

15. Cinética química: definição. Fatores que influenciam a rapidez das reações químicas. Velocidade média das reações. Processos catalíticos. Lei de ação das massas e constante cinética. Ordem e molecularidade das reações químicas.

Modalidade EM3

1. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.

2. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos. Mudanças de fase de agregação da matéria.

3. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas: átomos isótopos e espécies isoeletrônicas.

4. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas por níveis, subníveis e orbitais.

5. Tabela periódica: histórico, características gerais e propriedades.

6. Estudo das ligações químicas. Número de oxidação. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.

7. Estudo das diferentes forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.

8. Estudo das funções inorgânicas (óxido, sal, ácido e base).

9. Soluções: classificação das soluções, propriedades e preparo. Coeficiente e diagramas de solubilidade. Diferentes unidades de concentração. Diluição e misturas de soluções. Titulometria.

12. Propriedades coligativas: solução ideal, diagrama de fases, pressão máxima de vapor, tonometria, ebuliometria, criometria, osmometria e fator de van't Hoff.

13. Termoquímica: estudo da quantidade de calor em processos químicos. Definição e propriedades da entalpia. Estado padrão. Determinação teórica da variação de entalpia: calores de formação, Lei de Hess e energia de ligação.

14. Termodinâmica química: estudo da variação de entropia e da variação da energia livre de Gibbs.

15. Cinética química: definição. Fatores que influenciam a rapidez das reações químicas. Velocidade média das reações. Processos catalíticos. Lei de ação das massas e constante cinética. Ordem e molecularidade das reações químicas.

16. Química Ambiental, Química Verde e Sustentabilidade.

17. Química no cotidiano.

18. Noções de laboratório: medidas de segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e de purificação de substâncias.

19. O átomo de carbono. Ligações do carbono. Hibridização e geometria. Fórmulas estruturais orgânicas. Cadeias carbônicas.

20. Funções orgânicas: identificação, nomenclatura e representações estruturais de hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, aminas, amidas, nitrocompostos, éteres e haletos orgânicos.

21. Isomeria: constitucional e estereoisomeria (configuracional e conformacional).

22. Polímeros, biomoléculas e biocombustíveis.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (ORRQ Fase 2)

Modalidade EM1:

Química Geral: 1. Propriedades Gerais da Matéria 1.1 Propriedades Específicas das Matérias 1.2 Estados Físicos da Matéria 1.3 Classificação de Substâncias: Simples ou Compostas; Monoatômicas ou Poliatômicas; Substâncias Puras ou Misturas 1.4 Classificação de Sistemas: Heterogêneos e Homogêneos 1.5 Classificação de Misturas quanto ao Número de Fases: Misturas Homogêneas e Misturas Heterogêneas 1.6 Métodos de Separação de Componentes de Misturas 1.7 Transformações Físicas e Químicas 1.8 Alotropia 2. Atomística 2.1 Modelos Atômicos: Atomismo Filosófico, Modelos de J. Dalton, J.J. Thomson, E. Rutherford, N. Bohr 2.2 Atomismo Clássico: Número de Massa, Número Atômico e Número de Nêutrons de um Átomo 2.3 Íons: Cátions e Ânions 2.4 Isotopia, Isobaria, Isotonia e Átomos Isoeletrônicos 2.5 Diagrama de L. Pauling e Distribuição Eletrônica 2.6 Números Quânticos 3. Tabela Periódica 3.1 Periodicidade Química: Determinação de Períodos e Famílias dos Elementos Químicos 3.2 Propriedades Periódicas 4. Estado de Oxidação 4.1 Cálculos e Regras para a Determinação do Número de Oxidação dos Átomos 4.2 Oxirredução 5. Ligações Químicas: Iônica, Covalente e Metálica 5.1 Regra do Octeto 5.2 Ligação Covalente: Interpretação de Orbitais, Geometria Molecular, Polaridade e Forças Intermoleculares.

Modalidade EM2:

Soluções 1.1 Cálculos de concentrações das soluções 1.2 Diluição de Soluções 1.3 Misturas de Soluções 1.4 Análise Volumétrica: Titulação Ácido-Base 1.5 Propriedades Coligativas 2. Termoquímica 2.1 Variação de Entalpia e Classificação de Reações Termoquímicas: exotérmicas e endotérmicas 2.2 Gráficos de Reações Termoquímicas 2.3 Energia de ligação 2.4 Lei de Hess.

Modalidade EM3:

1.Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.

2. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos.

3. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas.

4. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas.

5. Tabela periódica: histórico e propriedades.

6. Ligações químicas. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.

7. Forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.

8. Funções inorgânicas.

9. Reações químicas e leis ponderais. Cálculos estequiométricos. Balanceamento.

10. Lei dos gases ideais. Misturas gasosas: pressão parcial e volume molar.

11. Soluções: classificação, propriedades e preparação. Diagramas de solubilidade. Unidades de concentração. Diluição e misturas. Titulometria.

12. Propriedades coligativas.

13. Termoquímica: entalpia, Lei de Hess, energia de ligação, entropia e energia livre.

14. Cinética química.

15. Equilíbrio químico de sistemas homogêneos e heterogêneos.

16. pH, pOH, solução tampão e hidrólise.

17. Radioatividade e química nuclear.

18. Ambiente, química verde e sustentabilidade.

19. Química no cotidiano.

20. Laboratório: noções de segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e purificação de substâncias.

21. Eletroquímica: células galvânicas e eletrolíticas. Equação de Nernst. Corrosão. Proteção anódica e catódica.

22. O átomo de carbono. Ligações do carbono. Fórmulas estruturais. Cadeias carbônicas.

23. Funções orgânicas: identificação, nomenclatura e representações estruturais.

24. Isomeria: constitucional, estereoisomeria (configuracional e conformacional).

25. Propriedades físicas das substâncias orgânicas. Correlação entre estrutura e propriedades.

26. Acidez e basicidade das substâncias orgânicas.

27. Reações orgânicas: substituição, adição, eliminação, oxidação, redução e polimerização.

28. Polímeros.

29. Biomoléculas.

30. Biocombustíveis.